Pirão Cultural de Outubro

OSTRAS E MARISCOS DE BOMBINHAS ESTÃO LIVRES DE TOXINA
22 de outubro de 2014
Como vai funcionar a cobrança do pedágio em Bombinhas
12 de novembro de 2014

O evento neste mês brinda a Praia dos Ingleses com os saberes e fazeres da cultura de base local

Acontece no próximo dia 30, quinta-feira, o penúltimo Pirão Cultural do ano de 2014. O parceiro da 7ª edição é o Restaurante Retiro dos Padres, na antiga Praia dos Ingleses, hoje Praia do Retiro dos Padres, a partir das 19 horas. O projeto consagrado em toda a região litorânea que promove os saberes tradicionais com raízes açorianas e envolve conhecimento e sabor, é idealizado e organizado pela Fundação de Cultura de Bombinhas, com apoio do Núcleo de Estudos Açorianos – NEA, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e restaurantes parceiros dos bairros locais, já que, por ser itinerante oportuniza a participação de vários colaboradores.

O espaço deste mês, mais um dos cenários paradisíacos bombinenses, recebe o tema Linguagem Popular Escrita: Pão Por Deus, justamente, por ser parte da tradição da comunidade, durante o mês de outubro, a troca deste mimo. A palestrante Cilésia Nascimento Inácio, pesquisadora no assunto na comunidade de Vila Nova em Imbituba, é a mestre que, generosamente, repassa seus conhecimentos aos participantes. Logo após, o restaurante oferece uma degustação do prato típico da culinária local, pirão com peixe frito.

A proposta do evento, é sensibilizar a comunidade sobre os aspectos da cultura tradicional, principalmente em virtude da 22ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina – Açor, que Bombinhas sediará entre 02 a 04 de outubro de 2015.

É importante salientar que é a derradeira oportunidade de presenciar o encontro como foi concebido, em parceria com os restaurantes, pois a última edição acontecerá na abertura da Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda, no dia 27 de novembro, na Pousada da Vila do Farol.

As inscrições para o Pirão Cultural são gratuitas e limitadas, e devem ser realizadas, através, dos telefones (47) 3393 3706, 3264 7478, presencialmente na Casa de Cultura Piana do Crivo ou no e-mail: cultura@bombinhas.sc.gov.br.

O que: Pirão Cultural de Outubro

Onde: Restaurante Retiro dos Padres – Avenida das Garoupas, sem número, Praia do Retiro dos Padres, Bombinhas/SC.

Data: 30 de outubro, quinta-feira, a partir das 19 horas.

Palestrante: Cilésia Nascimento Inácio

Tema: Linguagem Popular Escrita: Pão Por Deus.

Entrada Livre

Inscrições: nos telefones (47) 3393 3706, 3264 7478, presencialmente na Casa de Cultura Piana do Crivo ou no e-mail: cultura@bombinhas.sc.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×